16 de mai. de 2011

Oficina de Atividades Motoras - Bola de Meia

Nesta atividade os alunos dos 3ºs anos A, B e C, puderam construir o próprio brinquedo para a utilização nas aulas da oficina. Foi entregue para cada criança um pé de meia, papel, linha e agulha.
Primeiro os alunos fizeram bolinhas de papel, em seguida colocaram dentro da meia e a seguir foram enrolando-a até que sobrasse apenas um pedaço de tecido. Logo após, os alunos, sob auxílio do professor, foram costurando a bolinha. As crianças gostaram muito dessa atividade, e puderam experimentar recursos diferentes, bem como atividades manuais que exigem concentração e dedicação.
Oficina Curricular: EMPREENDEDORISMO

Momento culinário: "Chá da tarde"

Atividade realizada com os alunos do 1º Ano A e B.
Nesta atividade os alunos puderam desfrutar de um delicioso "chá da tarde" recheado de torradas, bolachas e mel.
Identificaram uma variedade de ervas aromáticas entre elas boldo, erva doce e hortelã.

13 de mai. de 2011

Oficina Curricular:EMPREENDEDORISMO

SALADA DE FRUTA

Atividade realizada com os alunos do 2ºANOS.

Neste momento os alunos puderam degustar uma variedade de frutas comuns e exóticas como o Melão e Kiwi.Foi uma atividade bem significativa,que atingiu todos os objetos propostos sensibilizando os alunos da importância de consumir e cultivar frutas e do bem que elas fazem a saúde.

Ciências Naturais e Atividades Matemática

Atividades do OBA a mil!!!

As atividades do OBA dessa semana, proporcionaram experiências significativas para os alunos, tanto em Ciências Naturais e Matemática,  puderam observar, pesquisar, debater suas ideias e pensamentos a respeito do planeta em que habitam. Trabalhamos atividades experimentais do "porquê a Lua brilha";
"A observação do céu e do ambiente com instrumentos como a lupa e binóculo" e a revisão de tudo que aprenderam através de competição, onde precisaram trocar ideias e  selecionar a alternativa que consideraram correta.
A semana foi muito prazerosa , as crianças se divertiram e aprenderam muito. Como mostram as fotos:
Oficina curricular de Lingua Estrangeira

Desafio do dado.

Objetivos
Socializar-se com a língua inglesa;
Valorizar o trabalho em grupo;
Adquirir autonomia na realização de tarefas;
Aprender as cores no idioma inglês.

Material utilizado
Um dado composto das cores red, blue, yellow, green, black e white;
Jogos da memória.

Organização

De inicio, uma roda com a sala toda, depois grupos de, no máximo, 8 crianças.

Atividade

A sala toda é organizada em roda. De inicio, o professor deve explicar ao alunos o significado da frase “What is the color?” (qual é essa cor?). Como se trata de uma pergunta, deve-se ter uma resposta, no caso “This is....(esta é...)
Logo após, com o dado de cores em mãos, mostra cor por cor, dizendo seu nome em inglês, pedindo para que os alunos repitam em voz alta e sem pronunciar o português. Após todas as cores serem ditas, novamente se mostra para a classe uma cor de cada vez, e lança-se os desafios em relação a cor das roupas dos alunos.
Quem esta de...
Blusa BLUE: vão ter que se juntar todos e cantar uma musica para os colegas da sala.
Camiseta WHITE: vão ter que se juntar todos, ir até o fundo da sala e voltar para a roda pulando igual um coelho.
Sapato BLACK: juntos, formarão uma ponte (deixar por conta da criatividade dos alunos).
Qualquer peça de roupa RED. Farão um desfile de modas. Nessa atividade, o professor será o apresentador.
Calça, shorts ou meias GREEN. Farão um troninho com as mãos e terão que achar um rei ou uma rainha para se assentar nele.
Qualquer roupa ou calçado que seja ou tenha detalhes em YELLOW. Farão todos os desafios anteriores, um de cada vez.
Essa atividade leva uma aula de 50 minutos para ser feita. O aluno acha muito divertido e aprende.
Após o fim dessa atividade, o professor joga o dado no centro da roda e faz a pergunta : What is the color? No inicio é normal alguns alunos esquecerem a resposta THIS IS..., mas a partir de um pequeno tempo, já lembram muito bem. Quando todas as cores se repetirem varias vezes no dado, finaliza-se a atividade.


Oficina de Atividades Motoras - Ginástica

Durante as aulas da Oficina de Atividades Motoras, os alunos dos 2º anos A e B puderam vivenciar uma nova experiência corporal, o "Rolamento à frente grupado" ou "cambalhota".
As crianças aprenderam a posição correta do corpo - pernas flexionadas em direção ao tórax e queixo encostado no peito. Logo após, com o auxílio do professor, as crianças foram conduzidas ao colchonete, e puderam realizar o rolamento. Depois desta etapa, as crianças estavam preparadas e seguras para realizar o rolamento sozinho. Foi uma atividade divertida, que proporcionou às crianças um momento de conscientização do corpo, e do corpo no plano baixo, bem como um despertar da autonomia corporal.
Professor Fabrício Fávaro

1 de mai. de 2011

Oficina Curricular : Leitura e Dramatização


Autor:Monteiro Lobato
Os alunos dos 2º e 3º Anos, puderam relembrar, conhecer e viajar nas encantadoras e maravilhosas histórias do Sítio do Picapau Amarelo.
No mês de Abril comemora-se no dia 18 o Dia Nacional do Livro Infantil,esta data que foi definida em 2002 pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, em homenagem ao escritor brasileiro José Bento Monteiro Lobato - criador da literatura infantil no Brasil.
Monteiro Lobato nasceu em 18 de Abril de 1882, em Taubaté, interior de São Paulo. Em suas obras, procurou resgatar a imagem do homem da roça, apresentando personagens do folclore brasileiro, como o Saci Pererê, a Cuca, e outros. Também enriqueceu suas obras com a mitologia grega, bem como personagens do cinema e de histórias em quadrinhos. Grande autor da literatura infanto-juvenil, Lobato também traduziu e adaptou vários livros estrangeiros.
O autor fez questão de transmitir conhecimentos e ideias em livros que tratam de história, geografia e matemática, tornando-se pioneiro na literatura paradidática (em que se aprende brincando). Monteiro Lobato morreu em 4 de julho de 1948, aos 66 anos de idade.
Os alunos simplesmente se maravilharam com tanta criatividade e magia.

Oficina Curricular: Atividades Matemáticas

OBA - Olimpíadas Brasileiras de Astronomia e Astronáutica

"A matemática foi o alfabeto com o qual Deus construiu o universo." (Galileu Galilei)

Até o dia 13 de maio, a oficina curricular de Matemática estará, junto com Ciências, trabalhando com atividades relacionadas à XIV Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, difundindo o conhecimento sobre nosso universo, estimulando o interesse sobre o assunto nos alunos do 1º ao 3º ano.