22 de set. de 2011

CIÊNCIAS NATURAIS


  Os alunos dos 3ºAnos A, B e C, durante uma sequência de atividades voltadas a exploração, observação e cuidados com os animais, puderam confeccionar maquetes dos grupos de animais e de seus habitat, bem como os comedouros e bebedouros colocando por eles nas árvores, observar os desenvolvimento dos girinos e construir um terrário com tatu bola, minhocas e plantinhas coletas dentro do espaço escolar, para que pudessem realizar suas observações a cerca dos mesmos.



12 de set. de 2011

Lingua Estrangeira

Body Game



Esse é um jogo onde o aluno trabalha a relação do desenho, a escrita e o vocabulário no idioma inglês.
O primeiro passo é cada aluno desenhar numa folha de papel A3 um corpo humano no maior tamanho possível. Esse desenho será o tabuleiro do jogo.
Em seguida, são distribuídas fichas de cartolina em tamanho de 4cm X 3cm para os alunos fazerem a cópia dos nomes das partes do corpo em inglês. É interessante se ter um cartaz com o corpo em tamanho real ao da criança identificada com os nomes em inglês, pois fica mais atrativo do que passar apenas a escrita na lousa.

Regras do jogo:
1-Os alunos são organizados em duplas, cada um com seu tabuleiro.
2- Os jogadores tiram par ou impar e quem ganhar deve pegar suas fichas e deixar os nomes virados para baixo, enquanto o segundo jogador deve guardar as que lhe pertence para a segunda rodada do jogo.
3- O primeiro jogador deve tirar uma ficha, ler e descobrir qual é a parte do corpo, fixando a mesma em seu tabuleiro. O segundo jogador deve fazer a mesma coisa. Caso um dos jogadores não se lembre ou não saiba o nome da parte do corpo, deve devolver a ficha e passar a vez para o colega.
4- quando todas as fichas do jogador 1 forem utilizadas, devem ser pegas as fichas do jogador 2 e executar o mesmo comando descrito nos passos 2 e 3. Ganha o jogo quem completar o corpo primeiro.

Pode-se fazer esse jogo também com alunos que ainda não possuem a habilidade da leitura, mas os mesmos devem ter um cartaz com as informações como apoio.

Ao desenvolver essa atividade, os alunos progridem no aprendizado, pois é um jogo prazeroso e educativo.

10 de set. de 2011

Leitura e Dramatização

Além de ler e conhecer as obras da autora Sylvia Orthof os alunos do 2º Ano puderam criar uma nova história a partir das histórias ouvidas e personagens preferidos,  a criação coletiva do 2°Ano A ficou tão legal que resolvemos levar para a prática. A história Fada Fofa na cozinha inventando a Massinha fez sucesso e convidamos a mamãe Cássia para fazer este papel tão legal de uma fada atrapalhada que aprendeu a fazer massinha! Foi muito divertido!
Conhecendo a autora:
Descendente de austríacos, Sylvia Orthof nasceu no Rio de Janeiro, em 1932. Estudou teatro em Paris e, mais tarde, de volta ao Brasil, dedicou-se à área de dramaturgia infantil, escrevendo textos, dirigindo peças, pesquisando e dando aulas de teatro. Recebeu vários prêmios nesse segmento. Ao ser convidada por Ruth Rocha para escrever histórias infantis para a revista Recreio (Editora Abril), iniciou uma das carreiras mais fecundas da literatura infantil brasileira. Faleceu em 1997, deixando um acervo com mais de cem livros publicados, a maioria deles premiada, e ainda várias obras inéditas.




Atividades Artísticas

Criando com guache na lona
Ao proporcionarmos diferentes técnicas de prática de desenho ao aluno, damos a ele maiores possibilidades de desenvolvimento na criatividade, atenção e motor fino. Além de estimular a autonomia e  confiança em suas produções.Os alunos do 1º Ano se realizaram nesta atividade tão divertida!

5 de set. de 2011

Ciências Naturais e Mídias e Tecnologias

    Em parceria, as oficinas desenvolveram o trabalho com o tema : Os 5 sentidos com os alunos dos 1ºs Anos A e B, onde puderam em dias diferentes realizar atividades prazerosas explorando e descobrindo os 5 sentidos e sua importância. 
    Dentre essas atividades vivenciadas nas oficinas podemos destacar a oportunidade que tiveram de sair pelos espaços preferidos na escola utilizando a câmera digital para registrar esse momento, e de observar todo o espaço com óculos confeccionados de diferentes cores, bem como desenhar o que ouviram no rádio com os olhos vendados.



3 de set. de 2011

EMPREENDEDORISMO E CIÊNCIAS NATURAIS

SALADA VERDE
Realizamos com os 1º e 2º Anos uma deliciosa salada verde, com as verduras e legumes comprados e colhidos durante as visitas no Mercado do Produtor  e Horta Municipal, onde os alunos participaram do preparo e da degustação da mesma.



2 de set. de 2011

Empreendedorismo e Ciências Naturais

1° e 2° anos Realizam Visitas a horta Municipal e ao Mercado Produtor

Os alunos tiveram a oportunidade de vivenciar durante as visitas, o cultivo das plantas e seu desenvolvimento, observando de onde vem os alimentos para nosso consumo e para onde vão como uma fonte de renda barata e saudável.



Durante as visitas os alunos puderam colher e comprar verduras e legumes.





Oficina Curricular: Leitura e Dramatização

Feirinha do Livro

Geralmente as crianças não conhecem todos os livros que existem na escola, ou nunca podem pegar aquele livro cujo seus olhinhos brilham e a curiosidade sempre aponta! Esta feirinha aconteceu para que pudessem, ver, ler, manusear e  conhecer todos os livros da biblioteca , com organização, cuidado, onde trocaram idéias e dicas das melhores leituras.
      

Atividades Matemáticas


Trabalhando com Números

Durante essa semana trabalhamos com o eixo Números e Operações através de diferentes atividades como a "Trilha Gigante de Números; Bingo da  Tabuada; Jogo do Ludo; Jogo da Pizza;  Jogos Virtuais - auditório; Super Trunfo - animais entre outas atividades.
Foi a maior diversão!

Oficina Curricular: Leitura e Dramatização

Brincando com as fábulas.
Os 1ºs Anos se divertiram com as fábulas mais famosas de La Fontaine e Esopo!!!
Jean de La Fontaine (1621-95) nasceu na França, numa família que não chegava a ser rica, mas tinha posses. O pai queira que ele fosse advogado. Mas alguns mecenas (homens ricos e nobres que patrocinavam os artistas) se interessaram por ele. Assim, La Fontaine pôde se dedicar à carreira literária. Os livros de literatura adulta não sobreviveram. Suas fábulas, entretanto, escritas em versos elegantes, deram-lhe enorme popularidade. “Sirvo-me dos animais para instruir os homens”, dizia. Os animais simbolizavam os homens, suas manias e seus defeitos.

La Fontaine reeditou muitas das fábulas clássicas de Esopo, o pai do gênero. Da vida de Esopo, pouco se sabe. Provavelmente viveu na Grécia no século VI a.C. Ele seria escravo, corcunda e gago. Teria sido executado por haver cometido o crime de blasfêmia. Suas fábulas são curtas, bem-humoradas e trazem sempre uma moral no fim.

As mais famosas são: “A gansa dos ovos de ouro” (e não a galinha) e “A lebre e a tartaruga”.

As crianças amaram a fábula A cigarra e a formiga e confeccionaram formiguinhas de Biscuit, uma graça!
Gostaram também da fábula  Gato de Botas do Perrault, às vezes confundido com Irmãos Grimm, mas é francês e arrasaram na dobradura.

Oficinas de Atividades Motoras - Barangandã

Durante o mês de agosto, os alunos dos 1° anos puderam vivenciar duas atividades. A primeira delas foi a construção do Barangandã. Passo a passo, as crianças foram aos poucos construindo e enfeitando o brinquedo. Puderam perceber também que com simples materiais é possivel construir e inventar muitos brinquedos e brincadeiras.
Após essa etapa, foi o momento de experimentar movimentações corporais com a utilização do barangandã. Puderam pular, saltar, correr, rodar, girar, enfim, criar e desafiar seu limite corporal.