26 de out. de 2011

Oficinas de Ciências Naturais e Mídias e Tecnologias

Os alunos dos 2º anos tiveram a oportunidade de  explorar o espaço externo, observando as plantas ao redor e foram motivados a construir um catalogo com as partes das plantas e de realizar experiências para secagem de folhas . Nas aulas de Mídias e Tecnologias utilizaram a câmera digital para fotografar as plantas selecionadas para o catálogo, onde poderão observar as imagens de onde foram retiradas as folhas.
Tal trabalho foi muito produtivo e enriquecedor, onde os alunos trouxeram folhas de suas casas e puderam contribuir com as discussões a cerca das árvores frutíferas, onde puderam realizar pesquisas de quais alimentos cada parte da planta oferece, tornando assim o trabalho muito divertido e cheio de aprendizagens. 



25 de out. de 2011

Língua estrangeira

 
Atividade PLEASE, GIVE ME A …

Material necessário
  • Folhas de papel sulfite;
  • canetas hidrocor;
  • Lápis de cor, giz de cera, entre outros.

Andamento

Essa atividade se inicia com o educando escolhendo seu animal preferido. O professor escreve o nome desse animal em Inglês e pede para que o aluno o desenhe de forma bem caprichada. Cada um deve escolher um animal diferente. Após as figuras terminadas, junta-se um grupo com média de 5 alunos, cada um com seu desenho.
Em seguida, forma-se uma pequena roda colocando os desenhos no centro. Deve-se relembrar o nome dos animais em Inglês e explicar aos alunos o significado da expressão Please, give me a ...(por favor, me de um...). Então, o professor escolhe alguém para começar o jogo. Cada vez que ele acertar um animal que lhe é pedido, ganha um ponto. Se conseguir falar o nome, ganha mais um e se escrever corretamente, copiando, ganha mais um, porem, se escrever sem copiar, ganha dois pontos. Vence o game quem alcançar o maior numero de pontos após todos as fichas serem utilizadas. A medida que os alunos forem aprendendo, é possível ir aumentando o numero de figuras, ou trocando por diferentes.
Esse jogo é considerado interdisciplinar, pois pode ser envolvido com Ciências, Matemática, Artes assim como a Linguagem Oral e Escrita!
Good Bye!


Tabela para ser preenchida pelo professor ou ajudante do dia durante o andamento da atividade.


Animal pedido pelo professor
1 ponto
Pronuncia do nome do animal.
1 ponto
Escrita do nome do animal através de cópia.
1 ponto
Escrita do nome do animal sem cópia.
2 pontos
Total de pontos.
Aluno 1
X
X
-
X
4 pontos
Aluno 2
-
-
X
-
1 ponto
Aluno 3
X
X
X
-
3 pontos
Aluno 4
X
-
-
X
3 pontos
Aluno 5
-
-
-
-
0 pontos

Observação: Essa tabela preenchida com (X) é apenas um exemplo de como ficaria o final do jogo.

Dia das Crianças na EM Auta Rolim

Para comemorar o dia das crianças, a coordenadora pedagógica Lucimara Rocha junto com os professores das Oficinas Curriculares elaboraram uma semana cheia de atividades diferenciadas, para que os alunos pudessem aproveitar esse dia que é a eles dedicado.
Como parte dessa semana os professores elaboraram um Show de Palhaços para apresentar às crianças. Os personagens foram alguns dos professores da equipe (Fabrício, Lucas, Claudia, Mazé e a professora Meire, convidada da EMEI Mary Lau) e os demais professores (Juliana, Layla, Vanderlei, Adriana e Edilaine) executaram um papel na organização deste evento, e que, com muita alegria encantaram as crianças presentes.
Abaixo seguem vídeos da apresentação:


24 de out. de 2011

Oficina de Leitura e Dramatização

A importância do Teatro na Escola
O teatro na escola tem uma importância fundamental na educação,pois permite ao aluno evoluir a vários níveis: na socialização, criatividade, coordenação, memorização, vocabulário, entre muitos outros.
Por outro lado, quando devidamente estruturado e acompanhado, ajuda o professor a aperceber-se de traços da personalidade do aluno, do seu comportamento individual e em grupo, traços do seu desenvolvimento, permitindo um melhor direccionamento para a aplicação do seu trabalho pedagógico.Sendo assim este ano tivemos oportunidades maravilhosas dos nosso alunos prestigiarem o teatro, uma indo ao Itapeva Clube para prestigiar "As Marias do Brasil" e em outra os alunos da 7ªsérie da Escola Municipal Maria de Lourdes, apresentaram na nossa Escola, onde encantaram os alunos com a peça A festa na Floresta sobre o meio ambiente.Foi um show.

A platéia... e os Atores...

13 de out. de 2011

CIÊNCIAS NATURAIS E MÍDIAS E TECNOLOGIA

                     As oficinas de Ciências Naturais e Mídias e Tecnologia oportunizaram aos alunos do 3ºano B participar da semana dos animais, evento realizado na sala verde pelo Instituto Planeta Terra. Os alunos iniciaram suas atividades através da trilha, onde observaram presença de seres vivos trabalhados nas oficinas Curriculares. Foi nítido o encantamento dos alunos ao perceberem e contextualizar conhecimentos vividos em sala, com a atividade pratica.

CIÊNCIAS NATURAIS

                Os alunos dos 2º anos A e B, dentro da oficina de Ciências Naturais puderam vivenciar e preparar um suco verde nutritivo, percebendo assim a importância de tomar suco e que as misturas de frutos com hortaliças, dão um saborzinho gostoso e muito saudável. Dentro do processo os alunos se sentiram motivados e após prepararem o suco puderam saborear demonstrando que agradou os paladares.

4 de out. de 2011

Viagem Literária

       
No dia 28 de setembro a equipe da Escola Professora Auta Rolim de Tempo Integral, composta pelos professores Fabricio, Vanderlei, Lucas, Maria José, Layla, Juliana, Adriana e Edilaine acompanhados pela coordenadora pedagógica Lucimara Rocha de Oliveira prestigiaram o autor Flávio de Souza, no programa Viagem Literária realizada na Estação Cultura. Flávio é ator, escritor e diretor de cinema e televisão. Escreveu mais de 40 livros, muitos publicados. Entre seus títulos, incluem-se Senta que Lá Vem História, Chapeuzinho Adormecida no País das Maravilhas, vencedor do Jabuti de 2006. Flávio é o criador e o roterista de diversas séries de TV premiadas para o público, como Castelo Rá-Tim-Bum e Mundo da Lua. É autor e roteirista dos filmes Abracadabra, Turma da Mônica e Uma Aventura no Tempo, entre outros. O autor presenteou a escola com um livro autografado "ALÉM DAS HITÓRIAS 3", o bate papo foi produtivo, com muito carisma e simpatia Flávio deu um show de simplicidade.

Oficina de Leitura e Dramatização

A literatura infantil é um caminho que leva a criança a desenvolver a imaginação, emoções e sentimentos de forma prazerosa e significativa.Especialistas garantem: ouvir histórias desde a primeira infância estimula a criatividade, facilita o aprendizado e ajuda os pequenos a compreenderem o universo ao seu redor.Sendo assim, nossa ilustre Educadora/Merendeira e apaixonada por livros Luiza, deu um show na leitura para os alunos dos 2ºs Anos e nossa querida Professora Edilaine leu para os 3ºs Anos transformando a leitura em um momento mágico...

3 de out. de 2011

Escola de Pais

Oficina: Conhecendo e Aproveitando os Alimentos

"Que seu alimento seja seu remédio, e que seu remédio seja seu alimento".        
                                                                                                                        Hipócrates

   Na última semana realizou-se na escola ProfªAuta Rolim uma deliciosa palestra com a nutricionista Emanuele Araujo abordando o tema "Alimentação Saudável", durante a palestra foram abordados assuntos do interesse comum de todos os presentes de forma clara e sucinta. A palestra foi um evento de encerramento da oficina oferecida aos pais, pelos professores Fabricio Favaro, Edilaine Costa e Adriana Oliveira.