BIOGRAFIA DA PATRONESSE


A professora Auta Rolim Martins  nasceu na cidade de Itapetininga no dia 28 de maio de 1899. Era filha do Senhor Adelino Rolim e Dona Elisa Simões Rolim. Foram seus irmãos Oscar Rolim, Adelino Rolim Júnior, Antônio Rolim Neto, Maria Rolim, Elza Rolim, Otávio Rolim e a professora Francisca Rolim. Casou-se com Manoel Martins em 26 de junho de 1921 e teve os filhos Milton, Walda e Lélia Martins.
Auta Rolim iniciou exercício no magistério público em 20 de fevereiro de 1926 na Escola Mista de Boa Vista da Estação da Faxina, onde lecionou até o dia 16 de abril de 1928. Foi efetivada no aludido cargo onde lecionou até 11 de maio de 1931. Esta  escola, na ocasião, se localizava onde hoje é a Vila Isabel (Fábrica Votorantin). Mais tarde foi anexada ao Grupo Escolar “Coronel Acácio Piedade”. Assumiu o cargo nesta Escola, continuando como uma grande e respeitada professora até o dia 31 de março de 1936. A então “Faxina”, passa a denominar-se “Itapeva”. E em 30 de abril de 1940, a professora Auta Rolim é designada para exercer em comissão o cargo de Professora de Trabalhos Manuais (seção feminina) na Escola Normal de Itapeva.
Em 24 de outubro de 1944 é nomeada por concurso e se efetiva professora no Instituto de Educação Caetano de Campos da cidade de São Paulo e, anos mais tarde, no dia 16 de novembro de 1950, lecionou também como professora efetiva de Trabalhos Manuais e Economia Doméstica no Colégio Estadual “Antônio Raposo Tavares”, também em São Paulo, onde se aposentou em 05 de outubro de 1956. A publicação e efetivação de sua aposentadoria aconteceu no dia 23 de março de 1958 e, mesmo após isto, lecionou  no Instituto de Educação “Padre Anchieta”.
 Auta Rolim Martins faleceu na cidade de São Paulo no dia 20 de março de 1994 e pela grande mestra que foi e pela sua dedicação ao ensino nos tempos difíceis de Faxina, recebeu como homenagem a E. M. Professora Auta Rolim.

1 comentários:

Cleide L. Borovik disse...

Fui aluna da Profa Auta Rolim em 1958 no Caetano de Campos. Aprendi a bordar e a fazer tricot. Na época era importante que as meninas soubessem essas coisas. Será que algume aprende isso na escola hoje???
Cleide

Postar um comentário