13 de mai. de 2011

Oficina curricular de Lingua Estrangeira

Desafio do dado.

Objetivos
Socializar-se com a língua inglesa;
Valorizar o trabalho em grupo;
Adquirir autonomia na realização de tarefas;
Aprender as cores no idioma inglês.

Material utilizado
Um dado composto das cores red, blue, yellow, green, black e white;
Jogos da memória.

Organização

De inicio, uma roda com a sala toda, depois grupos de, no máximo, 8 crianças.

Atividade

A sala toda é organizada em roda. De inicio, o professor deve explicar ao alunos o significado da frase “What is the color?” (qual é essa cor?). Como se trata de uma pergunta, deve-se ter uma resposta, no caso “This is....(esta é...)
Logo após, com o dado de cores em mãos, mostra cor por cor, dizendo seu nome em inglês, pedindo para que os alunos repitam em voz alta e sem pronunciar o português. Após todas as cores serem ditas, novamente se mostra para a classe uma cor de cada vez, e lança-se os desafios em relação a cor das roupas dos alunos.
Quem esta de...
Blusa BLUE: vão ter que se juntar todos e cantar uma musica para os colegas da sala.
Camiseta WHITE: vão ter que se juntar todos, ir até o fundo da sala e voltar para a roda pulando igual um coelho.
Sapato BLACK: juntos, formarão uma ponte (deixar por conta da criatividade dos alunos).
Qualquer peça de roupa RED. Farão um desfile de modas. Nessa atividade, o professor será o apresentador.
Calça, shorts ou meias GREEN. Farão um troninho com as mãos e terão que achar um rei ou uma rainha para se assentar nele.
Qualquer roupa ou calçado que seja ou tenha detalhes em YELLOW. Farão todos os desafios anteriores, um de cada vez.
Essa atividade leva uma aula de 50 minutos para ser feita. O aluno acha muito divertido e aprende.
Após o fim dessa atividade, o professor joga o dado no centro da roda e faz a pergunta : What is the color? No inicio é normal alguns alunos esquecerem a resposta THIS IS..., mas a partir de um pequeno tempo, já lembram muito bem. Quando todas as cores se repetirem varias vezes no dado, finaliza-se a atividade.


0 comentários:

Postar um comentário